Fayga Ostrower

    Fayga Perla Ostrower foi uma artista plástica brasileira nascida na Polônia. Ela nasceu no dia 14 de setembro de 1920 em Lódz e morreu em 13 de setembro de 2001 no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Atuou como gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora.

   De família judia, Fayga viveu na Alemanha, mudou-se para a Bélgica e emigrou para o Brasil em 1934. Casou-se, em 1941, com o historiador Heinz Ostrower, com quem teve dois filhos, Carl Robert e Anna Leonor (Noni).

   Cursou artes gráficas na Fundação Getúlio Vargas, em 1947, estudando xilogravura com o austríaco Axl Leskoscheck e gravura em metal com Carlos Oswald, entre outros. Em 1955, viajou por um ano para Nova York com uma bolsa de estudos da Fundação Fullbright.

    A obra de Paul Cezanne lhe exerceu grande fascínio e contribuiu para que adotasse o estilo abstrato, causando reação de críticos e colegas. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas.

    Recebeu numerosos prêmios, entre os quais o Grande Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional da Bienal de Veneza (1958). Nos anos seguintes, os grandes prêmios nas bienais de Florença, Buenos Aires, México e Venezuela, entre outros.

   Entre 1954 e 1970, desenvolveu atividades docentes na disciplina de composição e análise crítica no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No decorrer da década de 1960, lecionou no Spellman College, em Atlanta, Estados Unidos, na Slade School da Universidade de Londres, Inglaterra, e, posteriormente, como professora de pós-graduação em várias universidades brasileiras. Durante aqueles anos, desenvolveu também cursos para operários e centros comunitários, visando à divulgação da arte. Proferiu palestras em inúmeras universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900