Vera Chaves Barcellos

 

Vera Guerra Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre em 1938. Estudou no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, nos anos 1960, complementou seus estudos em cursos de pintura, gravura e desenho na Holanda e na França. De volta ao Brasil, trabalhou inicialmente com gravura em metal no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

    No início da década de 1970, por meio de uma bolsa do British Council, Vera aprofundou seus conhecimentos em fotografia e técnicas gráficas no Croydon College, em Londres. Passou então a trabalhar com fotografia e em seguida partiu para trabalhos mais conceituais, misturando técnicas como xilogravura e serigrafia a novas possibilidades de expressão. Em 1976, representou o Brasil na Bienal de Veneza com o trabalho “Testarte”.

    Participou do grupo Nervo Óptico (1976 – 78) e foi uma das fundadoras do centro de cultura alternativa Espaço N.O. (1979 – 82) em Porto Alegre, este se tornou referência nacional para a produção artística contemporânea, construindo e ajudando a divulgar manifestações artísticas em novas mídias.

    A partir dos anos 1980, produziu instalações multimídias, usando a fotografia manipulada, imagens computadorizadas, objetos, vídeo e videoanimação. Um bom exemplo é o seu trabalho Visitant Genet, mostrado no Museu D’Art de Girona, em 2000 – 2001. Participou do Mois de Photographie, em Paris, França, e da Bienal de Havana, em Havana, Cuba, em 1984. Seu trabalho foi selecionado em quatro ocasiões para a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

    Desde 1986, Vera vive entre Viamão, na Grande Porto Alegre, e Barcelona. Desde então, seu trabalho tornou-se uma ponte cultural entre Brasil e Espanha. Em 1998, integrou o Salão Nacional do Rio de Janeiro e a exposição Pasage de Ida na Galeria Antonio de Barnola, em Barcelona. Em 2002, teve mostra inidividual no Instituto Francês de Barcelona. No ano seguinte, participou da mostra Le Revers du Rêveur na Capella de San Roc, em Valls. Após ter realizado mais de 20 exposições individuais e coletivas na Espanha, Vera conquistou a nacionalidade espanhola em 2004.

    Em 1999, ela criou a Galeria Obra Aberta, que funcionou até 2002. Neste período, abrigou mais de 20 exposições de artistas como Karin Lambrecht, Begoña Egurbide, Antoni Muntadas, Lia Menna Barreto, Lúcia Koch, Nick Rands e Luiz Carlos Felizardo, entre outros.

    Em 2000, Vera teve seu trabalho presente na mostra Território Expandido, em São Paulo. Em 2001, integrou a abertura do Centro Cultural Santander, em Porto Alegre, na exposição Sem Fronteiras. Vera já participou de exposições coletivas na América Latina, Alemanha, Bélgica, Coréia, França, Holanda, Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Austrália. Em 2004, Vera Chaves Barcellos instituiu, em Porto Alegre, uma fundação cultural que leva seu nome, dedicada à difusão da arte contemporânea.

    Entre maio e julho de 2007, o Santander Cultural apresentou ao público de Porto Alegre a exposição O Grão da Imagem, uma Viagem pela Poética de Vera Chaves Barcellos, uma retrospectiva dos 40 anos de trajetória da artista com 114 obras selecionadas pelos curadores Fernando Cocchiarale (Rio de Janeiro), Moacir dos Anjos (Pernambuco) e Agnaldo Farias (São Paulo).

    Em 2009, a Zouk Editora publicou o livro Vera Chaves Barcellos, Obras Incompletas, com um ensaio do crítico francês Pierre Soulages, uma cronologia comentada e um caderno com imagens de obras da artista produzidas entre 1963 e 2007.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900