Antonio Gutierrez

(Orihuela, 1951) sindicalista espanhol, secretário-geral das Comissões de Trabalhadores, de 1987 a 2000. Ele estudou como estagiário na escola Santo Domingo em sua cidade natal. Quando ele tinha apenas 12 anos foi a entrega de farinha nos pomares de Orihuela. Em seguida, ele trabalhou em uma marcenaria, despediu-o e virou-se para o mercado negro. Ele terminou colegial em sua cidade natal durante a execução de trabalhos diferentes. Em 1967 ele se mudou para Madrid em busca de trabalho. Após uma breve estadia na capital espanhola, mudou-se para Valência, onde ele começou a estudar física na Universidade daquela cidade.

Em 1971, com a participação de uma ordem de prisão contra ele por conspiração, ele refugiou-se em Valladolid, onde viveu clandestinamente. Após ser descoberto pela Guarda Civil, ele foi enviado para Melilla para cumprir o serviço militar em um batalhão regular. Uma vez terminado, ele voltou novamente para Valladolid, onde trabalhou em várias empresas, incluindo AGROMAN, Maggi e Michelin. A segunda foi demitido durante uma greve e Michelin por exigir que portaria de trabalho foi cumprido.

No final de 1966, ele ingressou no Partido Comunista de Espanha (PCE) e na eleição geral de 1977 foi parte da lista deste partido, como o deputado para Valladolid. Naquele mesmo ano, ele foi preso por um pintado. Apesar de suas atividades políticas começaram no Partido Comunista, em seguida, ele se concentrou em sindicalismo dentro Comisiones Obreras (CCOO). Em Julho de 1976, a Assembleia de Barcelona, foi escolhido para a Secretaria Permanente da União. Em junho de 1978, no Primeiro Congresso de CCOO Confederal ele foi eleito secretário confederal de Informação e Publicações. Mais tarde naquele ano, ele foi liberado do trabalho para se dedicar totalmente ao seu trabalho sindical.

Em julho de 1987 ele foi proposto por Marcelino Camacho como seu possível sucessor, e em novembro do mesmo ano foi escolhido pelo IV Congresso Confederal da CCOO, união secretário-geral, substituindo Camacho, que, voluntariamente, deixou o cargo, mas manteve- como presidente honorário. Desde que chegou à Secretaria-Geral que ele sempre tentou aproximar as posições das CCOO e UGT, os dois principais sindicatos de Espanha. O primeiro passo foi a greve geral de 14 de dezembro de 1988 contra a política econômica do governo, promovida conjuntamente pelos dois sindicatos.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br