Carlos Paez Vilaró

Carlos Páez Vilaró nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1923. Em 1939 e se mudou para Buenos Aires, onde trabalhou como aprendiz de impressão no setor de Barracas industriais da capital argentina.Voltando a Montevidéu no final de 1940, ele desenvolveu um interesse na cultura afro-uruguaia.Em Montevidéu, principalmente nos bairros negros de “mediomundo” (“Middle Earth”), ele estudou o Candomblé e danças Comparsa característica da cultura Africana. Compôs inúmeras peças musicais nos dois gêneros e conduziu uma orquestra. Seu grupo de congas e bongôs foram decorados com desenhos temáticos.

Seu interesse pela cultura Africana, levou-o, mais tarde, para o Brasil que abriga a maior população do hemisfério ocidental de ascendência Africana. Páez Vilaró foi convidado pelo diretor do Museu de Arte Moderna de Paris, Jean Cassou, em 1956 para expor alguns de seus trabalhos. Ele viajou a Dakar, no final daquele ano – A sua primeira visita à África. Cada vez mais conhecido, Páez Vilaró foi convidado a criar um mural em 1959, para o túnel que levava ao novo anexo para a Organização dos Estados Americanos Washington, DC sede, o edifício da União Pan-Americana. Originalmente concebido para não ser maior do que 15 metros de comprimento, o mural completo (Raízes da Paz), media, depois de construído, 155 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura. Casapueblo, sua “escultura viva” e criação mais conhecida, é um destino turístico líder no Uruguai desde a década de 1960. O símbolo turístico de Punta del Este “Casapueblo”, fica a 130 km a leste de Montevidéu.  Ele comprou uma propriedade à beira-mar no leste do Uruguai cênica, o então desolado Punta Ballena, em 1958, um pequeno prédio de madeira que ao longo do tempo tornou-se “Casapueblo” (“House Village”).  Uma estrutura que lembra caiadas de cimento de Mykonos, foi construída em etapas pelo artista, para se assemelhar aos ninhos de barro criados por pássaros da região Hornero nativa, e hoje é sua casa, ateliê e museu. Embora residisse no Casapueblo. – sua “escultura viva” – em 1968, Páez Vilaró continuou a criar sobre a estrutura de seu desejo, às vezes acrescentando um espaço para um convidado especial, por exemplo. Mais tarde, ele abriu uma seção de Casapueblo com o turismo, e montou um resort Casapueblo.  Vilaró permaneceu próximo aos numerosos amigos de seus dias em Paris na década de 1950, particularmente Brigitte Bardot e Pablo Picasso, e em 1967, estabeleceu uma empresa de produção cinematográfica (“Dahlia”) com a ajuda de industriais europeus Gerard Leclery e Gunther Sachs.   Uma série de pinturas recentes do artista, está em exposição na Casapueblo. Ele continuou a criar murais e esculturas de diversos órgãos governamentais, sedes de empresas, casas particulares, e outros edifícios.

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