Cava (Wilson Cavalcante) é um dos autores convidados da nova exposição da Galeria Espaço Cultural Duque. O artista apresenta “É… Meu Não Tão Belo Jardim”. Aí está o que ele próprio diz sobre sua mostra.

“ É: terceira pessoa no presente do indicativo do verbo ser, uma afirmação positiva, não é um desejo do que viria a ser nem do que poderia ter sido. É ou não um fato ou uma pessoa, pode ou não estar presente, reivindica para si o aqui e o agora. Na exposição, os trabalhos apresentados estão divididos em três momentos: (*1) Ter Sido _ pinturas a óleo sobre oleado em pequenos formatos; Estar Sendo – desenho/pintura em técnica mista sobre papel ou tela; Há Ver _ caixa/objeto quase sempre em pequenas dimensões constituem uma série do encontro e dos desencontros entre desenho/pintura/objeto.

A maioria os trabalhos são compostos de retalhos de madeira que formam quinas, escadas, beiradas, quase molduras, quase caixas, casas, retábulos, são objetos simbólicos com rastros ou vestígios de tempo. São encaixes de coisas esquecidas que voltam a serem coisas. Tangem um barroquismo escuro a embaralhar cartas, reinventando outra realidade quer nas formas, na simbologia ou na sensorialidade dos materiais. Contendo restos de lembranças de um passado recente, procura restabelecer um ponto de contato entre a arte e a vida.

Restos de metal, madeira, pregos, arame, ossos, tecidos, plástico; tesoura, talheres, ferramentas extrapolam sua utilidade cotidiana, servem de desvio, de deslocamento de relações descontextualizadas, buscando uma analogia para além de ser somente suporte para o desenho ou a pintura. Pigmentos, terra, pó de mármore, limalha de ferro, trazem em si todas as lembranças de ‘“todos os homens desde que o mundo é mundo”’ (*2). Essa reciclagem de objetos e imagens produz fendas sutis com uma dose dessacralizadora da busca de outro lado, em que pode haver um outro sentido. …

*1 _ Borges, Jorge Luis – Ficções. Companhia das Letras, 2007, p. 21.

*2 – Hilst, Hilda _ Estar Sendo, Ter sido. Nankin Editorial, 1997.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br