• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm

Entrelaçamento

Acertvo da Galeria

Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos que foram evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade enquanto conhecimento a ser construído, linguagem a ser experimentada e fruída, expressão a ser externalizada e refletida.

Ela tem características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, um ser dotado de emoção e razão, de afetividade e cognição, de intuição, racionalidade e subjetividade. De totalidade.

As artes visuais têm a visão como o seu meio principal de apreciação. Assim, consideramos a pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema e novas tecnologias, que hoje são capazes de tornar visíveis e presentes, imagens de sonho, passado e/ou futuro.

Neste momento contemporâneo, onde o limite entre as linguagens artísticas está sendo diluído, propomos uma exposição que reforça a possibilidade de convivência e comunicação entre elas. Traremos a tradição da gravura gaúcha e a arte de mulheres-artistas com trabalhos de fios e fibras que conversarão com pinturas, desenhos, esculturas e gravuras de mestres que compõem o nosso acervo.  A mostra promove a interdisciplinaridade, respeita as especificidades de cada obra, e constrói uma renda, como um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios, linhas, pinceladas e até mesmo ideias. As rendas compõem-se de dois elementos: o desenho, ou motivo, e o fundo que mantém o desenho unido. No nosso caso, o fundo é a Galeria com seu espaço expositivo, e o motivo a arte através dos artistas e suas obras.

Daisy Viola – Curadora desta exposição

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br