Fang Chen Kong Fang nasceu em 1931 em Tung Cheng, na China, e morreu em 2012, no Brasil. Veio para o Brasil com a família em 1951. Pintor, desenhista, gravador e professor, Fang Chen Kong Fang estudou sumiê e aquarela na China em 1945. Entre 1954 e 1956, após estudar pintura com Yoshiya Takaoka em São Paulo, iniciou a procura do seu próprio caminho artístico.

    No desenho, por bastante tempo, ele se deliciou com o assunto dos cavalos em movimento, que aprendeu com seu mestre, dentro dos limites do naturalismo. Em seu desenvolvimento, entrou a tentativa do abstracionismo. Pressionado pela moda da pintura abstrata que dominava o país, ele tentou, entre 1965 e 1967, tornar-se abstrato. Foram anos de sofrimento. O abstracionismo não estava em seu sangue.

    A onda da nova figuração libertou-o desses anos de sofrimento. Ele voltou aos seus temas figurativos e prediletos: casarios, plantas, naturezas mortas, paisagens, brinquedos de criança etc. e desenvolveu o expressionismo oriental. Em 1972, lecionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br