• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm

Figura

Pontos, linhas e cores são os elementos importantes na estrutura das produções artísticas visuais e resultam em formas, configurações e figurações em qualquer representação visual, esculpida, pintada ou gravada. Criam–se assim imagem, ilustração e figuração.

Na História da Arte Ocidental, desde a pré-história até os nossos dias, a representação da Figura Humana tem sido um dos temas centrais das Artes Visuais. A vontade e, ao mesmo tempo, a necessidade do homem de se representar e de guardar memória de si mesmo fez com que ele deixasse de se remeter apenas para a esfera das formas, ultrapassando seus limites e ampliando até a sua visão do mundo que o rodeava e da sua representação, entendida como um processo de reflexão sobre a origem e a evolução da própria humanidade, “documentando” o processo histórico.

Assim como a história da escrita passa pela história da imagem e vice-versa, a compreensão e a utilização da escrita e de imagens se entrelaçam, embora não cheguem a se confundir. Imaginamos palavras e palavreamos imagens. A representação simbólica de algo, a imagem que remete a alguma coisa e o símbolo são resultantes da expressividade que compõem a arte de seu momento histórico.

Aqui, a partir das obras de Marcelo Pferscher e Marcia Baroni, nossos artistas convidados que, cada um a seu modo e com técnicas artísticas distintas, representam em seus trabalhos figuras humanas, proponho um recorte do acervo da galeria que acompanha suas propostas, com obras de artistas que também representam seres e lugares que fazem ou fizeram parte de seus universos.

 

 

 

Daisy Viola

Artista plástica

Instrutora de arte no Atelier Livre Xico Stockinger da PMPA

Curadora desta exposição

 

 

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br