Fotos:


Educando com Arte

| EDUCANDO COM ARTE | 29 e 30 de Setembro de 2017
A Galeria Duque como espaço Cultural se sente honrada em poder sediar esse evento.
Agradecemos a todos as professoras e arte pedagogas que vieram de Xangrilá, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Capão da Canoas, Guaíba, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre para participar desse maravilhoso curso e lançamento do volume 08 do Manual para EDUCADORES patrocinado pela Acrilex.
O curso foi com a Arte Pedagoga Glória Tommasi uma das autoras do Manual de são Paulo..
Agradecemos a professora Glória Tommasi e a Tatiana que viram especialmente fazer esse evento.

Vernissage Exposição Cores e Alegrias

 

 

 

 

 

 

Vernissage exposição Catálogo DARTIS n.5

 

 

 

Vernissage Exposição ” Poesias Singulares”

 

 

 

Vernissage Exposição ” Mestres da Arte Brasileira “

 

EXPOSIÇÃO  ” MESTRES DA ARTE BRASILEIRA ” –

CASA DAS ARTES  “REGINA SIMONIS” em SANTA CRUZ DO SUL

Vernissage exposição ” Imagem, Espelho, Humanidades “

 

 

 

 

 

 

Vernissage exposição “PlanoPedraPapelPessoa”

Vernissage Exposição ” Desafios do Olhar “

Vernissage exposição ” Sonhos Lúcidos ” e ” Amazônia Exuberante”

 

 

 

 

 

Vernissage Mostra de Gravuras ” Chico Lisboa “

 

 

 

 

 

 

 

 

Vernissage Exposição ” Janela Metafórica”

 

 

 

Vernissage Exposição “Perto Possível”

Fotos do Vernissage Pluralidade

Vernissage das Exposições “Conversas Visuais” e “Poesia de Fio e Pano”

 

A abertura das duas novas exposições foi demais, agradecemos a todos que vieram prestigiar este evento, e deixaram nossa noite muito melhor.

Carlos e Cava fazem outra visita guiada

 

Os artistas Carlos Pessoa e Wilson Cavalcanti, o Cava, realizaram sua segunda visita guiada na Galeria Duque no último sábado, 19 de julho. Eles mostraram suas obras e explicaram seu processo de criação a um grande e interessado grupo de visitantes.

A exposição das obras dos dois artistas, paralela à mostra Artistas Brasileiros Fundamentais na Arte do Século XX, com acervo da própria Galeria, vai até o dia 2 de agosto. A visitação é das 10h45min às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h45min às 17h nos sábados. A Galeria Espaço Cultural Duque fica na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto alegre.

Venha nos visitar!

 

 

Vernissage da nova exposição é sucesso

 

 

A Galeria Espaço Cultural Duque inaugurou na noite da última segunda-feira, 9 de junho, a mostra coletiva Artistas Brasileiros Fundamentais na Arte do Século XX, tenho como autores convidados Cava (Wilson Cavalcante) e Carlos Pessoa. Cava apresenta a exposição É… Meu Não Tão Belo Jardim, e Carlos mostra Fotogenia, Toda Foto é Invenção.

Dezenas de convidados do mundo das artes, profissionais e apreciadores, prestigiaram o vernissage. E foram recepcionados pela galeria e pelos artistas com um coquetel.

A exposição pode ser visitada até o dia 2 de agosto das 10h30min às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h30min às 17h nos sábados.

 

Vernissage do artista Carlos Pessoa


A Galeria Espaço Cultural Duque inaugurou, na noite do dia 9 de junho, a mostra coletiva Artistas Brasileiros Fundamentais na Arte do Século XX, mais as individuais de dois autores convidados. Carlos Pessoa mostra “Fotogenia, Toda Foto é Invenção”.

Vejam o que o próprio artista fala sobre suas obras: “Na linha limítrofe entre uma imagem retida no olhar e outra que se transfigura através da criação naquilo que nunca poderá ser observado no real, explora-se uma possibilidade de construção visual híbrida ou transfigurada, onde somente o imaginário poderá devolver ao mundo uma ‘impressão’ inusitada de contextos e formas errantes, reaproveitadas para que, assim, desenhem novos significados. … Neste conjunto, apresento 13 fotografias digitais impressas em papel Fine Art, 100% algodão, realizadas entre 2011 e 2014”.

A exposição pode ser visitada até o dia 2 de agosto das 10h30min às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h30min às 17h nos sábados. A Galeria Duque fica na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

Cava: “Meu não tão belo jardim de dentro”

 

Cava (Wilson Cavalcante) é um dos autores convidados da nova exposição da Galeria Espaço Cultural Duque. O artista apresenta “É… Meu Não Tão Belo Jardim”. Aí está o que ele próprio diz sobre sua mostra.

“ É: terceira pessoa no presente do indicativo do verbo ser, uma afirmação positiva, não é um desejo do que viria a ser nem do que poderia ter sido. É ou não um fato ou uma pessoa, pode ou não estar presente, reivindica para si o aqui e o agora. Na exposição, os trabalhos apresentados estão divididos em três momentos: (*1) Ter Sido _ pinturas a óleo sobre oleado em pequenos formatos; Estar Sendo – desenho/pintura em técnica mista sobre papel ou tela; Há Ver _ caixa/objeto quase sempre em pequenas dimensões constituem uma série do encontro e dos desencontros entre desenho/pintura/objeto.

A maioria os trabalhos são compostos de retalhos de madeira que formam quinas, escadas, beiradas, quase molduras, quase caixas, casas, retábulos, são objetos simbólicos com rastros ou vestígios de tempo. São encaixes de coisas esquecidas que voltam a serem coisas. Tangem um barroquismo escuro a embaralhar cartas, reinventando outra realidade quer nas formas, na simbologia ou na sensorialidade dos materiais. Contendo restos de lembranças de um passado recente, procura restabelecer um ponto de contato entre a arte e a vida.

Restos de metal, madeira, pregos, arame, ossos, tecidos, plástico; tesoura, talheres, ferramentas extrapolam sua utilidade cotidiana, servem de desvio, de deslocamento de relações descontextualizadas, buscando uma analogia para além de ser somente suporte para o desenho ou a pintura. Pigmentos, terra, pó de mármore, limalha de ferro, trazem em si todas as lembranças de ‘“todos os homens desde que o mundo é mundo”’ (*2). Essa reciclagem de objetos e imagens produz fendas sutis com uma dose dessacralizadora da busca de outro lado, em que pode haver um outro sentido. …

*1 _ Borges, Jorge Luis – Ficções. Companhia das Letras, 2007, p. 21.

*2 – Hilst, Hilda _ Estar Sendo, Ter sido. Nankin Editorial, 1997.

Vernissage das duas novas exposições da Galeria Duque

A abertura das duas novas exposições da Galeria Duque, ” Um Acervo” e “Entre cores, traços e olhares: imagens e artistas gaúchos em perspectiva”, foi um sucesso total !!  Agradecemos a presença de todos que vieram prestigiar nosso evento e que contribuíram para que a noite de sexta feira, 13 de março, fosse uma noite realmente especial !!

Vernissage da Nova Exposição “Brasilidade”

 

Final de tarde festivo e agradável na abertura da nova exposição “Brasilidade” na Galeria Duque. A abertura foi no dia 05 de fevereiro. A exposição permanece até o dia 07 de março.
Agradecemos a todos que, apesar do forte calor, nos prestigiaram com sua presença!!

Vernissage de exposições e do 20º Intercâmbio Internacional de Miniarte

 

A Galeria Duque Espaço Cultural inaugurou, no dia 9 de agosto, a exposição Abstrações juntamente com o 20º Intercâmbio Internacional de Miniarte, que reúne 145 trabalhos de artistas visuais de seis países e é coordenado pela artista Clara Pechansky. O vernissage teve a presença de dezenas de artistas e apreciadores das artes, que não pouparam elogios à curadoria das mostras e à Galeria.

As mostras, que podem ser visitadas até o dia 30 de setembro, incluem ainda as exposições Para não dizer que não falei das…, uma coletiva de diversos autores com o tema flores, e Emociones, da artista Satyam Jemima. O 20º Intercâmbio Internacional de Miniarte fica na Galeria Duque apenas até o dia 6 de setembro.

A visitação é de segunda a sexta-feira das 10h45min às 19h e aos sábados das 10h45min às 17h. A Galeria Duque fica na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

 

Vernissage da exposição Poética-Encanto-Encontro

 

Na última sexta-feira, 11 de abril, a Galeria Espaço Cultural Duque ofereceu o vernissage de abertura da exposição “Poética-Encanto-Encontro”. Nem mesmo a forte chuva foi capaz de afastar os convidados da galeria, que prestigiaram o evento com entusiasmo e interesse pelas muitas belas obras expostas.


 

Vernissage da exposição Poética-Encanto-Encontro

Na última sexta-feira, 11 de abril, a Galeria Espaço Cultural Duque ofereceu o vernissage de abertura da exposição “Poética-Encanto-Encontro”. Nem mesmo a forte chuva foi capaz de afastar os convidados da galeria, que prestigiaram o evento com entusiasmo e interesse pelas muitas belas obras expostas.

Vernissage da artista Mariana Yatsuda Ikuta

A Galeria Espaço Cultural Duque teve a honra de receber no último dia 07 de março,  os/as convidados/as para vernissage da artista Mariana Yatsuda Ikuta. A exposição Partes de mim é comemorativa a sua formatura no curso de designer pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde essa data, as obras da artista estão expostos para visitação no quarto andar da Galeria Espaço Cultural Duque. Créditos fotográficos da fotógrafa Thandra Leães.

Visita guiada com a artista Zoravia Bettiol

A artista Zoravia Bettiol reafirmou seu talento ao conduzir uma visita guiada pela Galeria Espaço Cultural Duque. Com a mesma desenvoltura e criatividade com que transita por técnicas e materiais, Zoravia deu uma aula de história da arte moderna aos participantes, utilizando suas obras têxteis e as de diversos outros autores expostos na galeria.

Após a visita e a palestra de cultura e beleza proporcionada com delicadeza e atenção por Zoravia, a artista e convidados foram brindados pela Galeria Espaço Cultural Duque com um coquetel.

O quê: visita guiada por Zoravia Bettiol.

Quando: 13 março 2014.

Onde: Galeria Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649, Centro Histórico, Porto Alegre, RS).

Visita Guiada do Atelier Clara Pechansky com Zoravia Bettiol 

Vernissage da Exposição “Universos Visuais”

Muitos amigos e conhecidos marcaram presença na abertura, mas para quem ainda não teve a oportunidade, a exposição está belíssima, venha apreciar as obras do nosso acervo e dos artistas convidados. Nós estamos esperando sua visita.

Ficamos contente e satisfeitos em receber a visita do grupo de alunos do curso de Design do Colégio Protásio Alves. juntamente com Daniel Giacoboni em 19/10/2013.
Houve a visita da Primeira Dama Sandra Genro, no dia 24/10/2013.

Visita na Galeria da Artista Marcia Marostega

Abertura da Exposição de Danúbio Gonçalves

A  Galeria Espaço Cultural Duque está recebendo visitantes para a mostra de Danúbio Gonçalves, gostaríamos de agradecer a todos que compareceram na abertura e aguardamos demais!

Oficina de Aquarela de Jacqueline De Boni

Curso de História da Arte  13/09/2013

Abertura de Exposições:

CON-SENTIR, Acervo

CRIATURAS, Gravuras em Metal de Eda Lani

IM-PERMANÊNCIAS, Pinturas e Desenhos de Hô Monteiro

BORRIFOS PRISMÁTICOS, Fotografias de Carine Wallauer

Cada vez mais a Galeria Espaço Cultural Duque está recebendo visitantes; nesta abertura teve uma grande circulação de pessoas e gostaríamos de agradecer a todos os que compareceram, e também quem não pode vir na abertura, esperamos sua visita!

Visita Guiada de Zoravia Bettiol

Foi com satisfação que no dia 27/07/2013 o público teve a visita guiada da Exposição de Zoravia Bettiol monitorada pela própria artista.

Visita Guiada de Zoravia Bettiol

No dia 06/07/2013 o público teve a visita guiada da Exposição de Zoravia Bettiol monitorada pela própria artista, que trouxe um público muito interessado em seu trabalho.
É uma satistação para a Galeria poder realizar esta mostra. O público também tem o previlégio de visitar a mostra do recorte do acervo, Prediletos e da mostra de desenhos do artista Rafael Muniz.

Fotos de Abertura da Exposição Prediletos , um recorte do acervo da galeria e

da artista convidada Zoravia Bettiol.

Visitação da Galeria 

Foi com prazer que recebemos nesta segunda feira, 13/05/13, a ilustre visita do grupo de alunos de Design de interiores do Ernesto Dornelles e também a visita de um grupo de artistas da cidade de Santa Cruz do Sul, sob cordenação da artista plástica e professora Márcia Marostega, que faz parte da exposição “Pessoas” da Galeria da Duque.

Abertura da Exposição Pessoas

Exposição Pessoas e Frantz

A Exposição permanecerá até 15/06

Abertura da Exposição Thiagow

”Movimentações de uma mente inquieta” e Inauguração do Café da Galeria Duque

A exposição permanecerá até 11/05/2013

Abertura da Exposição Sinfonia de Cores

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br