José Sabóia do Nascimento nasceu em Almadina, Bahia, em 1949. Artista autodidata, começou a pintar em 1967, um ano depois de chegar ao Rio de Janeiro. Sua obra caracteriza-se por abordar a temática popular, especialmente o futebol.

    Fez sua primeira exposição individual em 1970, no Ideal Clube, em Fortaleza (Ceará). Entre as exposições de que participou, destacam-se: I e III Salões Nacionais de Artes Plásticas do Ceará, Fortaleza, 1969/1971 (Prêmio Aquisição 1971); Dez Pintores no Rio de Janeiro, no MNBA, Rio de Janeiro, 1983; Brésil Naifs, no Espace Art 4, Paris (França), 1986; Salon d’Art Naif, Marseille (França), 1987; Pintura, Presença e Povo na Arte Brasileira, no Museu da Casa Brasileira, São Paulo, 1990; Visões do Rio, no MAM/RJ, Rio de Janeiro, 1996.

    Realizou inúmeras exposições nas principais cidades brasileiras e, com maior frequência , no eixo Rio – São Paulo. No exterior, expôs individualmente em São Francisco, Estados Unidos, e Munique, Alemanha, além de participar de coletivas em vários paises, principalmente na França, com exposições organizadas pela Galerie Jacqueline Bricard e uma presença cativa na Galerie Naifs Du Monde Entier, em Paris. José Sabóia participou do Concurso Internacional de Morges, quando seu quadro foi eleito pelo público a melhor obra entre 60 participantes de 21 países, premiação que originou o convite da Galeria Kasper para realizar uma exposição individual.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br