Joseph Franz Seraph Lutzenberger (Altötting, 13 de janeiro de 1882Porto Alegre, 2 de agosto de 1951), também conhecido como José Lutzenberger Pai, foi um artista plástico, arquiteto e professor teutobrasileiro que emigrou para o Brasil em 1920.

Formou-se engenheiro-arquiteto em 1906, pela Universidade Técnica Real da Baviera, em Munique, mas desde cedo interessou-se pela pintura e pelo desenho. Antes de emigrar trabalhou como arquiteto nas cidades de Rixford (1908), Dresden (1909) e Wiesbaden (19121913), e estudou arte com os professores Polivka (1910), em Praga, e Reinhardt e Sessenguth (1911), em Berlim.

Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, ele serviu às forças alemãs como projetista de armamentos, combatendo na França e na Bélgica. Nos intervalos das lutas desenhava e pintava à aquarela cenas militares e paisagens, parte das quais ainda se encontra no Museu Militar de Munique.  Como artista plástico é considerado hoje um dos maiores expoentes na arte gaúcha nas técnicas da aquarela e desenho, com um traço preciso e um impecável senso de forma, além de ser um finíssimo observador da natureza e dos costumes do povo. Entre seus temas prediletos estão a cidade com seus casarios e habitantes, a guerra, a vida campeira, e o auto-retrato.

Como arquiteto, seu estilo se caracteriza pela sobriedade e funcionalidade, com soluções formais muitas vezes arrojadas, empregando um estilo eclético com tendência ao déco, e eliminando ornamentações supérfluas. Além da Igreja São José, do Palácio do Comércio e do Pão dos Pobres, seus projetos mais conhecidos, também criou os projetos para o Sanatório Leprosário Rio-Grandense (1929), o Colégio Nossa Senhora das Dores (1926-36), o Colégio Nossa Senhora do Carmo (1927), o Liceu de Artes Luis Palmeiro (1928), o Edifício Bastian Pinto (1928) e o Renner/Jung/Nedel Hermann & Cia e A. J. Renner (1928), o Clube Caixeiral (1922), a Fábrica de Calçados Adams & Cia (1925), e muitos outros, além de prédios em Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo e Caçapava do Sul.

Com sua esposa, Emma Kroeff, ele teve duas filhas e o famoso agrônomo e ecologista, José Antônio Lutzenberger.

 

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br