Josinaldo Ferreira Barbosa nasceu em Remanso, Bahia, em 1951, sendo filho do navegador fluvial Martiniano Ferreira Barbosa e da costureira Rubina Pereira Barbosa. Viveu em Pirapora, Minas Gerais, e Presidente Epitácio e Guarulhos, em São Paulo. Concluiu o curso ginasial nos anos 70 em escola pública. Iniciou sua vida adulta trabalhando em diversas atividades, desde vendedor até bancário em setor administrativo.

    Sua arte chegou em 1972 como decorrência da vida errante e ligada às águas, aos barcos, aos marinheiros e às populações ribeirinhas, sendo um autodidata. Aproximar-se dos pincéis, das tintas, dos cavaletes e das imagens fixadas na memória é retrospecto da vida passada na Bahia, no rio São Francisco, com as carrancas e os retirantes. A temática fluvial, relativa ao Velho Chico, é a base de toda a sua obra.

    Na Praça da República, em São Paulo, ele se relacionou com artistas e jornalistas, e realizou sua primeira exposição individual, na Galeria KLM e na Galeria do Consulado Norte-Americano, em 1972. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, sem interromper a temática e a carreira. Em 1978, fez sua primeira viagem ao exterior, visitando Caracas, Venezuela, onde realizou exposição com o patrocínio da multinacional Basf-Glassurit. No mesmo ano, foi publicado um calendário anual com suas pinturas (reproduções).

    Em 1979, viajou a Nova York, EUA, visitando museus e galerias de arte e mantendo contato com o consulado brasileiro e artistas. Logo depois, foi a Paris, visitando museus e realizando exposição individual na Maison de Amerique Latine. Voltou ao Brasil, para Presidente Epitácio, onde mantém ateliê às margens do rio Paraná, pintando este e o pantanal mato-grossense, sem perder a base fluvial da sua obra.

    Constam do sólido currículo de Josinaldo premiações em mostras oficiais e participações importantes em muitas cidades do Brasil e de vários países, como Estados Unidos, Itália, França, Portugal e Venezuela. Possui obras em coleções particulares e em acervos oficiais e é citado em livros especializados em artes plásticas. Realizou vários trabalhos para cartões e calendários com os principais elementos que caracterizam as suas obras: o rio, as embarcações e a população ribeirinha.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br