- Juarez Machado, Festa no mar, serigrafia P.A., 60x90cm
- Juarez Machado,Figura, 1970. Nanquim s/ papel, 40x29cm
- Juarez Machado. Espelho, 1981. Serigrafia, 68x48cm.
- Juarez Machado, Figura feminina/ Paris 1988, Acrílico s/papel, 45,5 x 62cm
- Juarez Machado, Mistério 1977, óleo s/papel s/ chapa, 50x70cm
- Juarez Machado, S/título, óleo s/cartão, 100x64cm
- Juarez Machado, Mulher com guarda-chuva, Serigrafia, 46/100, 52×33 cm
- Juarez Machado, Rio, 1984, Óleo s/ tela., 58 x 42,5 cm
- Juarez Machado, Sol-Rio, Desenho e guache s/papel, 50 x 35 cm
- Juarez Machado, Noivos, serigrafia 112/200, 45 x 65 cm
Juarez Machado (Joinville / Santa Catarina, 16 de março de 1941), pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator e designer. Passou sua infância em Joinville na companhia da mãe Leonora e de seu irmão Edson. Seu pai era caixeiro viajante, trabalho que o ausentava bastante.
Aos 14 anos, trabalhou em uma oficina gráfica, no setor de produções de rótulos de remédios, embalagens e cartazes para laboratórios. Nesse processo de criação, entre pincéis, tintas e papéis, um profissional estava sendo formado.
Como sua cidade natal era muito pequena, com características do velho mundo (grande parte da população era de origem alemã sendo, consequentemente, sua arquitetura semelhante a da germânica), Machado resolveu explorar outras cidades, indo assim para Curitiba aos 18 anos. Matriculou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Logo ao se formar, realizou sua primeira individual na Galeria Cocaco de Curitiba, dando início a sua carreira de contínuo sucesso.
Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro – cidade que, como São Paulo, tinha maiores oportunidades e era onde tudo estava acontecendo – conseguindo, aos poucos, conquistar seu espaço.
Mudou para Paris em 1978, onde fez seu terceiro ateliê – deixando o de Joinville e o do Rio de Janeiro (ambos em atividade) – mas antes, visitou Nova York, Londres, Itália, Dinamarca, Chipre, Israel e Grécia onde tomou partido dos acontecimentos do universo artístico de cada região.
Ganhou o prêmio da 5ª Bienal de Arte da Itália, prêmio Cenários em Televisão, o prêmio “Barriga Verde” de Artes Plásticas de Santa Catarina, o prêmio Nakamori (Japão) pelo melhor livro infantil, entre outros.
Sua cidade natal (Joinville), deu-lhe o título de Cidadão Honorário em 1982, e o presidente da República concedeu-lhe a Ordem do Mérito de Rio Branco, em 1990.
Entre os sucessos de suas exposições, sua única reclamação é sobre o conservadorismo dos museus que, até hoje, não valorizam artistas do Novo Mundo provocando uma certa ausência de artistas da América do Sul.
Em relação a sua vida pessoal, Machado é orgulhoso em afirmar seu forte apego à família. Seus filhos, influenciados pela profissão do pai, optaram por seguir áreas de comunicação como: produção de vídeos, cinema e TV e especialista em computação gráfica e desenhos animados.
Com seu talento artístico, Juarez terá ainda várias décadas de pintura pela frente, continuando a aumentar nossa riqueza artística e cultural.
Depoimentos
Contato
Siga-nos
Nossa Endereço
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br