• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm

Lumen: poéticasfotopictóricas – Exposição do Grupo Lumen / UFRGS. Aberta no dia 26 de junho de 2021, com curadoria de Profª. Dra. Niura Legramante Ribeiro.

Texto curatorial:

O projeto de extensão “Lumen – Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos”, vinculado à UFRGS – Instituto de Artes e à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação -, comemorou em 2020 5 anos de atuação. Com a coordenação da Prof.ª Andréa Brächer (IA/UFRGS) e coordenação adjunta da Prof.ª Sandra M L P Gonçalves (FABICO/UFRGS), o Grupo Lumen elaborou a exposição coletiva “Lumen: poéticasfotopictóricas” com trabalhos realizados durante o ano de 2020.

Lumen é um grupo de estudos destinado ao desenvolvimento teórico e prático das técnicas fotográficas históricas e alternativas, voltado a projetos individuais e coletivos em fotografia experimental, conhecidos como processos fotográficos históricos e alternativos. Esses processos são técnicas de impressão fotográficas desenvolvidas, pesquisadas e praticadas desde 1839 até o final do XIX e metade do século XX, fazendo parte do início e evolução da história da fotografia. Daguerreótipo, cianótipo, papel salgado, marrom van dyke, calitipia, goma bicromatada e desenho fotogênico são alguns desses processos, que foram deixando de ser usuais a partir da evolução da indústria fotográfica, dando lugar a outros mais simples, rápidos e vantajosos economicamente. Formado em 2016, o coletivo tem como premissa a discussão e a prática dos processos fotográficos, com encontros semanais, onde os participantes são convidados a desenvolverem seus projetos autorais, alinhados a um projeto maior definido pela coordenação do grupo.

A exposição “Lumen: poéticasfotopictóricas” tem a assinatura da curadora Profª. Dra. Niura Legramante Ribeiro (IA/DAV/UFRGS). Participam do projeto as docentes Prof.ª Andréa Brächer (IA/UFRGS), Prof.ª Sandra Gonçalves e o Prof. Bruno Leites (ambos da FABICO/UFRGS); os alunos de graduação Hernando Salles, Gisele Endres, Jéssica Kohls, Julia Knackfuss Marques (todos do IA/UFRGS); Daniela Remião e Daniela Pinheiro (doutorandas em FBAUL e UBI, respectivamente); Jussara Moreira e Myra Gonçalves (professoras pesquisadoras em fotografia) a convite da coordenação. Na mostra serão vistos diferentes olhares fotográficos e diferentes técnicas alternativas para o desenvolvimento de cada projeto pessoal. Alguns artistas participantes já possuem longa trajetória na arte e outros, nem tanto. Mas o foco dos participantes é a pesquisa. E no ano de 2020, tendo em vista a pandemia de COVID-19, os trabalhos foram realizados “em casa”, e não na universidade como de costume.

.

.

.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br