Fäedrich nasceu em Porto Alegre em 02 de janeiro de 1912. Começou a interessar-se pela arte ainda menino quando acompanhava seu tio, o artista plástico Oscar Boeira, em longos passeios pela cidade.
Nos anos 20, foi balconista na loja de ferragens “Casa Pimenta”, no centro de Porto Alegre, onde passava grande parte do tempo desenhando em papéis de embrulho sobre o balcão, ilustrando os poemas dos amigos. Seus primeiros trabalhos foram publicados nessa época no Correio do Povo.
No início da década de 30, foi convidado para trabalhar no atelier da Globo, sob o comando de Ernest Zeuner. Ilustrou mais de cem livros, entre os quais, Contos, de Hans Christian Andersen, Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, e o Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
Fäedrich se dizia um pintor “fantasista que gosta mais do fantástico, da lenda”. Recriou em nanquim e guache personagens míticos como a Salamanca e o Negrinho do Pastoreio, entre outros da coletânea Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto.
Em 1954, fez parte da equipe que fundou “A Hora” e foram dele as primeiras ilustrações a cores que apareceram em jornais do Rio Grande do Sul.
A partir do final dos anos 60, sua arte voltou-se para a pintura. Realizou uma exposição de 14 quadros a óleo sobre o tema “A música interpretada através da pintura”, depois veio a série, “Deuses do Panteão Africano (Orixás)”, que foi

apresentada em todo o Brasil. Ao final da itinerância, o artista doou seus trabalhos ao Ministério do Interior e às embaixadas de Portugal e de países do continente africano.

Fäedrich recebeu várias premiações em concursos realizados em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Entre elas, destacam-se o cartaz comemorativo ao centenário da Revolução Farroupilha, que em 1935 ganhou o primeiro lugar, e o cartaz “Brasileiros! Vossa Terra Vale Mais Que Todo o Ouro do Mundo”, premiado pelo Ministério de Educação e Cultura em 1938.

O artista faleceu em 04 de junho de 1994, em Porto Alegre, aos 82 anos, vítima de parada cardíaca.

http://catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=9615

 

 

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br