• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm

Panos da Vida – Exposição do Grupo Nós do Fio / Atelier Livre. Aberta no dia 26 de junho de 2021, com curadoria de Daisy Viola.

Texto curatorial:

Este é um grupo que reúne artistas que utilizam fios e/ou tecidos como suporte ou meio de expressão na sua atividade, e cujos trabalhos apresentam valor artístico pelo seu conteúdo e subjetividade.

O uso de materiais que ganham vida a partir da fibra – como o fio, a linha e o tecido – e a exploração das suas formas, cores, texturas e composição com outros materiais, faz com que o resultado ultrapasse o limite da simples artesania de técnicas e atinja o status de arte contemporânea.

Na exposição PANOS DA VIDA, propomos uma reflexão afetiva por meio do trabalho desenvolvido usando como material panos com os quais as artistas possuem algum tipo de vinculo pessoal, transformando-os em objetos artísticos. A história que cada pedaço de pano carrega traz consigo um pedaço de vida que, quando compartilhada, dividida, passa a fazer parte também da vida de cada um(a) de nós. A transformação destes fragmentos de vida em objeto artístico recoloca seu lugar na memória para um espaço mais leve, mais feliz. Felicidade de quem conseguiu reviver, dividir, ressignificar.

Integrantes do Grupo Nós do Fio: Ana Luiza Miranda, Berenice Fischer, Lucia Aragon, Lucia Guaspari, Marilene Fonsceca, Marize Vargas e Rosane Morais.

Daisy Viola

Artista plástica

Instrutora de arte no Atelier Livre PMPA

Curadora desta exposição

.

.

.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br