Paulo Chimendes reside em Porto Alegre desde 1962, é artista plástico e, aos 12 anos, iniciou-se no desenho com Paulo Peres no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Foi integrante da Oficina 11 – Atelier de Litografia e Gravura em Metal e fez diversas exposições individuais e coletivas. Também participou de muitos salões e mostras, sendo premiado em seis delas e homenageado em 2004 pelo Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul (do qual é sócio fundador).

    Com quatro anos de estudo, Chimendes pôs mãos à obra e criou a sua cidade, uma cidade imaginária. Durante cinco anos, desenhou constantemente, aprimorando formas, traçados e técnicas e experimentando os tipos de materiais que poderia usar no seu trabalho. Nesse meio tempo, fazia desenhos pequenos, depois, passou para os grandes, nos quais trabalha dias seguidos sem parar.

    Trabalhando os desenhos em preto e branco, busca tocar as pessoas não por meio da cor, mas pela desordem que as cidades causam, de mexer com o sentimento humano. O esfumaçado de seu desenho transpõe o movimento de cidades grandes e com aglomerações estonteantes. A arte é a vida de Paulinho (como gosta de ser chamado). Passa horas e horas trabalhando em desenhos e afirma que eles nunca ficam prontos. O artista sempre retorna às obras e modifica alguma coisa: “Eu sempre deixo o desenho guardado e depois retorno com traços mais modernos e com uma técnica melhor desenvolvida. O desenho me disciplina, me organiza!”.

    Suas criações vão às cavernas, passam pela Idade Média e vem até hoje com os novos modos de vida urbana, e é da sua cabeça que saem cidades de todas as formas, de coisas que vão sendo observadas nas ruas, como ele mesmo afirma: “Eu tenho a mania de observar as calçadas, para mim, são interessantes e trazem novidades, sendo abstratas ou figurativas atraem meu olhar”. Instigado por cidades grandes e por aglomerações, Paulo Chimendes fez a exposição “Cidade Imaginária”. Ela começou a ganhar vida quando o artista descobriu uma nova paixão: acompanhar a evolução das cidades.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br