Pintor, gravador, desenhista e cenógrafo(1950-São Paulo). Filho do pintor Tikashi Fukushima (1920 – 2001), estuda com Luiz Paulo Baravelli (1942) em 1970 e, no mesmo ano, ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Paralelamente aos estudos universitários, expõe nas Bienais Internacionais de São Paulo em 1973 e 1975, obtendo, nesta última, prêmio aquisição. Participa de várias edições do Salão Paulista de Artes Plásticas, sendo premiado em 1976 e 1987. Também em 1987, faz a concepção visual e os cenários da peça Pássaro do Poente, com o Grupo Ponkã, recebendo, no ano seguinte, os prêmios Apetesp, Mambembe, Molière e Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA. Em 1990 estuda na Universidade Nacional de Artes e Música de Tóquio, Japão.

No início da carreira, Takashi Fukushima pinta paisagens utilizando um grafismo caligráfico e pinceladas que ocupam a parte inferior da tela, deixando em branco grande parte da superfície. De acordo com a tradição oriental, esse espaço em branco relaciona-se não só ao silêncio, mas à espiritualização. Aos poucos toda a superfície branca da tela passa a ser ocupada pela paisagem, produzida em linhas sinuosas, que revelam montanhas e a vegetação. Em oposição aos grafismos, em algumas áreas predominam pinceladas realizadas com tintas fluidas, aproximando-se da abstração.

O artista utiliza uma gama cromática que evoca a suavidade da aquarela, em obras de grandes dimensões. Na metade da década de 1980, expõe ainda paisagens urbanas, que apresentam grande simplificação formal, com uma gama cromática mais escura, em que predominam cores misturadas ao cinza. O pintor dedica-se também à xilogravura, na qual retoma as questões recorrentes em seus quadros.

Em exposição realizada em 1999, Takashi Fukushima utiliza técnica mista sobre madeira, empregando as tintas de maneira a deixar transparecer a textura e os veios desse suporte, em obras mais próximas da abstração.

 

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br