Natural de Canela e morador de Caxias do Sul, o artista plástico Vasco Machado, quando criança, adorava aquelas antigas ilustrações do Brasil colonial feitas por nomes como Debret e Rugendas e reproduzidas em livros de história. Detalhes de paisagens e de aspectos humanos ecoavam forte na imaginação do futuro artista que, hoje, na técnica de óleo sobre tela, dedica-se a retratar recantos bucólicos e plenos de poesia do interior do Rio Grande do Sul.

As culturas gaúcha e de herança italiana o inspiram na criação de suas telas. Com um rigor quase fotográfico, Vasco capta a vida pulsante nas cores e elementos de paisagens grandiosas ou intimistas. Cada quadro guarda minâcias que, no conjunto, ilustram toda uma gama de manifestações naturais e humanas. Não é á toa que ele é um requisitado ilustrador para obras de caráter antropológico e de resgate histórico, como os álbuns Trajes do Imigrante italiano no Rio Grande do Sul e Trajes do Cone Sul, ambos da pesquisadora Vera Zattera, e a cartilha Italianos no Rio Grande do Sul (desenhos em bico de pena), de Luiza Iotti e Juventino Dal Bó.

Telas de Vasco Machado já circularam por dezenas de mostras e exposições pelo Estado. Motivos gaúchos reproduzidos por ele figuram nas paredes da Churrascaria Fogo de Chão em cidades americanas como Houston, Dallas e Atlanta.  Vasco é facilmente identificado por seu estilo impregnado de amor nativista, mas não descarta outras investidas pictóricas no futuro, como abstrações, por exemplo. Tudo vai depender dos anseios da alma do artista.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br