Zoravia Augusta Bettiol, nascida em Porto Alegre em 1935, é artista plástica e arte educadora. Com mais de 50 anos dedicados às artes, produz gravura, pintura, desenho, arte têxtil, arte mural e instalações.

    Entre 1952 e 1955, fez estudos de pintura no Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre. Entre 1956 e 1957, estudou desenho e xilogravura no ateliê de Vasco Prado (com quem foi casada durante 28 anos) e, em 1968, tapeçaria no ateliê de Maria Laskiewicz, em Varsóvia, na Polônia. Artista multipremiada, participou de importantes exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, entre as quais em Montevidéu, Punta del Leste, Washington, D.C., Praga, Varsóvia, Genebra, Lisboa, Roma, Milão, Madri, Buenos Aires, Estocolmo e Paris.

    Em 2007, foi lançado o livro em edição bilíngue (português e inglês) Zoravia Bettiol: a Mais Simples Complexidade, com textos de seis especialistas – Maria Amélia Bulhões, pesquisadora (desenho e pintura); Paulo Gomes, curador (gravura); Albani de Carvalho, historiadora e crítica de arte (arte têxtil); Fernando Cocchiarale, crítico de arte e curador do MAM/RJ (instalação, mural e performance); Ulpiano Bezerra de Menezes, historiador e arqueólogo, professor titular da USP (objeto); e Paula Ramos, jornalista e crítica de arte – que abordam a trajetória da artista.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br