• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm


Antônio Maluf, Sem título, 1951, Acrílica s/ cartão colado em compensado – 25 cm x 25 cm

Antônio Maluf [São Paulo/SP, 1926 – São Paulo/SP, 2005]

Antônio Maluf é considerando um importante artista pintor, desenhista e artista gráfico. Iniciou seus estudos em engenharia civil e posteriormente, na década de 1940, iniciou sua formação na Escola Livre de Artes Plásticas, em São Paulo. Além da formação oficial, o artista também realizou cursos de pintura com Waldemar da Costa e Flexor, e estudou gravura no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, com Poty e Darel. Na sequência, em 1951, participou do primeiro curso de desenho industrial da América Latina, no Instituto de Arte Contemporânea – IAC do MASP, onde foi aluno de Sambonet e outros.

Nessa época, entrou em contato com a arte construtiva na 1ª Bienal Internacional de São Paulo. A tendência construtiva tornou-se característica da sua produção artística como artista, designer gráfico e programador visual. Maluf venceu o concurso para o cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e este é considerado um marco do design gráfico no país. O artista utilizou vários suportes e realizou pinturas murais e elementos modulares, atuando em colaboração com arquitetos. Com seus trabalhos, colaborou para a transformação da identidade visual da cidade de São Paulo, integrando a arte às atividades relacionadas ao cotidiano da população.

Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br