• Daisy Viola; Mulher-casca de vermelho, 2006; Móbile - pintura acrílica e colagem sobre corpo de papel e tecido, 150x80 cm

 

    O pintor, desenhista e gravador Ênio Lippmann nasceu no dia 1º de dezembro de 1934  em Rio Pardo, Rio Grande do Sul e morreu em 2014, em Porto Alegre, RS. Realizou seus primeiros estudos de pintura em Petrópolis, Rio de Janeiro. Depois de passar um ano em Santa Maria, foi residir em Porto Alegre, onde concluiu o curso de artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez cursos livres de arte com Iberê Camargo, Marcelo Grassmann e Francisco Stockinger.

    Realizou inúmeras exposições coletivas e individuais. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se o Primeiro Prêmio em Desenho no Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 1960, o Prêmio Divisão de Cultura para Melhor Artista Gaúcho, em 1962; e Menção Honrosa na edição de 1969 do Salão de Artes Visuais do Paraná.

    Realizou, em 1993, a retrospectiva Ênio Lippmann, Quatro Décadas: Pintura, Desenho, Gravura, no Espaço Cultural BFB, em Porto Alegre, e, em 1998, individual na Cacco Zanchi Kuns Gallery, Bélgica.

Depoimentos

Contato

Siga-nos

Nossa Endereço

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282, Centro Histórico - Porto Alegre/RS

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br