Gonçalo Ivo

Gonçalo Ivo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1958)

Artista plástico, arquiteto. Sua obra se articula sobre três elementos fundamentais: a geometria, a cor e o processo de criação. É considerado um dos maiores coloristas brasileiros da arte contemporânea, um “alquimista das cores”.

Filho do jornalista e poeta Lêdo Ivo (1924-2012) e da professora Maria Leda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004), é influenciado pela circulação dos pais em ambientes culturais. Além de conhecer escritores, frequenta desde criança ateliês de artistas plásticos, como Iberê Camargo (1914-1994). Pinta desde os sete anos de idade. Adolescente, matricula-se em aulas de pintura e de desenho no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro (Mam Rio). As aulas são ministradas pelos artistas Aluísio Carvão (1920-2001) e Campos Mello (1932), que lhe apresentam o que há de mais notável na produção corrente nas artes visuais.

A trajetória do artista se inicia na passagem dos anos 1970 para 1980. Em 1983, forma-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e, durante a década de 1980, trabalha como ilustrador e designer gráfico para editoras em São Paulo e no Rio de Janeiro. Participa de mostras coletivas e salões de artes, e integra, em julho de 1984, a exposição Como Vai Você, Geração 80?, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com outros 123 artistas. Apesar de ser contemporâneo da chamada “Geração 80”, declara não se sentir integrante do grupo de jovens pintores cariocas. Nessa época, sua pintura figurativa destoa do interesse de seus colegas dedicados à abstração.

Em 1986, leciona pintura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como professor visitante. Estabelece ateliê no bairro de Santa Teresa e também em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Em suas primeiras pinturas, já se observa a influência de artistas como Alfredo Volpi (1896-1988), Iberê Camargo e Lygia Clark (1920-1988), com os quais tem contato a partir da coleção de arte do pai. A geometria presente na obra desses artistas e a formação em arquitetura e urbanismo marcam a produção do pintor. Elementos de composição como superfícies, fachadas, azulejaria e paisagem são incorporados em suas pinturas. Na poética de suas obras, a geometria se organiza de modo impreciso, como uma “arquitetura da favela”, na qual os elementos compositivos não apontam para um centro, mas se encontram distribuídos, como em paisagens. Essa configuração pode ser observada nas obras Pintura africana e Arcada, ambas de 1989.

As pinturas de Gonçalo Ivo traduzem suas referências e interesses, desde os mestres do passado até as paisagens vernaculares, em uma contundente observação do mundo real. O modo singular com que articula cor e forma faz dele um dos artistas mais importantes da pintura contemporânea no Brasil.

Fonte: Itaú Cultural.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900