Milton Dacosta

Milton Rodrigues da Costa (Niterói/RJ, 1915 – Rio de Janeiro/RJ, 1988)

Pintor, desenhista, gravador, ilustrador. Milton Dacosta, como é conhecido, constrói uma trajetória peculiar dentro da história da pintura brasileira. Conectado com a produção artística e os debates sobre arte de sua época, incorpora influências externas, mas as ressignifica a partir de um mergulho em si mesmo, revelando-se um artista em constante reflexão sobre seu trabalho. Nesse processo, se deixa permear por outros artistas, sem, contudo, abandonar sua subjetividade.

No início, a produção de Dacosta se caracteriza por reproduzir os princípios da pintura moderna, tendo como modelo a Escola de Paris. Com uma disciplina sistemática, ele se preocupa em adquirir esses princípios, sem se importar muito com o tema a ser pintado — paisagens, nus, marinhas, vistas urbanas e retratos. Observa-se que sua produção não se preocupa com o detalhe pitoresco ou a fixação de uma “brasilidade”. Ao contrário, de maneira autônoma, afirma-se em pinceladas modulares e estruturais, numa incorporação natural do que faz Paul Cézanne. Como observa o crítico Mário Pedrosa, em telas como Paisagem em Santa Teresa, já se percebe que “a pintura de Dacosta é regida por um princípio de economia. Ele não se detém em demoradas elaborações, mas na captação sintética da estrutura plástica”.

Dacosta se destaca na história das artes plásticas do Brasil pela singularidade não apenas de sua pintura, mas também de sua trajetória, que é única e fiel às necessidades e aos desejos do artista. Deixa-se influenciar pelo externo sem perder de vista seu próprio caminho como pintor, construindo uma produção rica e peculiar da arte nacional.

Fonte: Itaú Cultural.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900