Pablo Picasso
- Pablo Picasso, Nuas, Linóleo – 26 x 23 cm
- Pablo Picasso, Escultor em repouso 1933, gravado s/cartão – 10,5 x 7,5 cm
- Pablo Picasso, Modelos, Litogravura – 35 x 45 cm
- Pablo Picasso, Poster de Exposição no George Pompidou, Reprodução gráfica 1970 – 77 x 60 cm
- Pablo Picasso, Escultor com tigela e modelo, Gravura s/ cartão – 11×7,5cm
- Pablo Picasso, Agonia do minotauro, Gravado s/ cartão, metal – 25 cm x 33 cm
- Pablo Picasso, Série Minotauro, Litogravura 475/1200 – 33 cm x 42 cm
- Pablo Picasso, Suite Vollard (gravura com carimbo da galeria Mathias de Paris e assinatura), Cópia gráfica – 28 cm x 22 cm
- Pablo Picasso, Atelier, Cópia gráfica – 24 cm x 17 cm
- Pablo Picasso, Arlequim, Impressão s/ azulejo, 1978 – 15 cm x 15 cm
- Pablo Picasso, Escultor em repouso, Gravado s/ cartão, 1933 – 25 cm x 33 – impressão: 10,5 cm x 7 cm
- Pablo Picasso, Série Les Artistes edição limitada SPADEM 903/1250 (Digital do artista no verso), Impressão s/ azulejo – 14 cm x 14 cm
- Pablo Picasso, Escultor em repouso, Gravura s/ cartão, 1933 – 25 cm x 33 – impressão: 10,5 cm x 8 cm
- Pablo Picasso, Escultor e modelo, Gravura s/ cartão, 1933 – 11 cm x 9 cm
- Pablo Picasso, Figuras, Gravado s/ cartão – 25 cm x 33 – impressão: 7,5 cm x 10,5 cm
- Pablo Picasso, Agonia do minotauro, Gravura em metal – 30,5 cm x 41,5 cm
- Pablo Picasso, Escultor e modelo, Gravado s/ cartão – 33 cm x 25 – impressão: 11 cm x 9 cm
- Pablo Picasso, Escultor e modelo, Gravado s/ cartão – 25 cm x 33 – impressão: 11,5 cm x 8 cm
- Pablo Picasso, Modelos, Litogravura – 35 cm x 45 cm
- Pablo Picasso, Dove of Peace, Prato de porcelana decorado – 24 cm diâmetro
- Pablo Picasso, Jester, múltiplo em bronze 29/30, 33 x 30 cm
Pintor, escultor, desenhista e ceramista espanhol (25-10-1881, Málaga – 8-4-1973, Mougins)
Um dos grandes gênios da pintura contemporânea, filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d’Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa emNatureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915). Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadroMatanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel,de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900