Ramón Cáceres

Ramón Cáceres (Quilndy/Paraguai, 1944)

Cáceres deixou o Paraguai em 1970 para se estabelecer na capital paulista. Nascido em Quiindy, ele passou grande parte de sua vida em Luque. Ele estudou música e artes plásticas na Escola de Belas Artes, onde Holden Jara foi seu professor de pintura. Uma vez em São Paulo, ele começou a trabalhar em três direções: música, restauração de arte e pintura. Hoje, 40 anos depois de viver no Brasil, Ramonchi coroa sua vida artística com o lançamento de seu livro.

Em sua pacata casa no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o sertanejo não esconde a alegria com o lançamento: “Este livro simboliza a concretização da minha luta, dos meus sonhos, pois é o resumo da minha vida que começou em Quiindy, em 1944, passou por Luque, e se estende até o Brasil.” O livro de 144 páginas traz mais de 100 ilustrações, entre fotografias históricas e imagens de suas obras, cujo estilo se insere na linha da geometria sensível, que ganhou grande destaque no Brasil na década de 1950.

A obra de Cáceres é uma contribuição importante para a arte brasileira, afirma o autor do livro, Nacimento, que é membro da Associação Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Em 1984, com crítica de Pietro Maria Vardi, expôs 40 obras no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Fonte: Jornal ABC Color/2024.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900