Semana de 100 Anos

 

Semana de 100 anos

O olhar para dentro e para o lado
09 de abril a julho/2022

Era uma vez, um grupo de jovens inteligentes, criativos, e… rebeldes,  em busca de  liberdade de expressão, desejando o fim de regras na arte, e com ideias futuristas em nome de uma nova sociedade, uma nova maneira de pensar arte. Fizeram a Semana de arte moderna de 1922, um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte comopintura, poesia, escultura, dança, entre outras.

Foi a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno, em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Inserida nas festividades em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, realiza-se no Teatro Municipal de São Paulo um festival que inclui exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões lítero-musicais noturnas. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

A Semana foi uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão, um desejo de experimentar diferentes caminhos e definir um ideal moderno, um movimento capaz de voltar-se para as raízes da cultura popular brasileira. A dinâmica entre nacional e internacional torna-se a questão principal desses artistas nos anos subsequentes à Semana que ganhou valor histórico ao projetar-se ideologicamente ao longo do século quando se desdobrou em diversos movimentos diferentes.

Neste 2022, quando se completam 100 anos deste novo caminho na arte brasileira, decidimos mostrar obras que fazem parte do acervo da galeria, de artistas que fizeram parte deste momento histórico tão importante e de artistas que usufruíram desta nova liberdade nos anos seguintes do sec.XX.

Anita Malfatti, Arcanjo Ianelli, Athos Bulcão, Alfredo Volpi Benedito Calixto, Burle Marx (natureza morta, vaso de flores, paisagismo), Di Cavalcanti, Portinari, Caribé (pescadores, bate papo), Djanira (santa, anjos), Heitor dos Prazeres, José Pancetti (todos), Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, – John Graz(?), Oswaldo Goeldi, Víctor Brecheret.

Daisy Viola

Artista Plástica

Instrutora de arte no Atelier Livre Xico Stockinger PMPA

Gladys May (in memoriam)

Pinturas e Desenhos

Mostra póstuma de Gladys May (Gladys Maria Ranquetat May, 1940-2020) artista plástica que produziu em Porto Alegre por mais de 20 anos sem nunca exibir o seu trabalho. Sua obra, principalmente em pintura, mas também em desenho e poesia visual, encontra-se exibida em dois andares da Galeria. Sua produção primou pelo intimismo, expressão pura do inconsciente, nos conduzindo do realismo fantástico ao naïf. A ideia da mostra é revelar uma produção antes só conhecida do ambiente familiar, que agora é propiciada a ser revelada ao público, também como homenagem póstuma.

A obra de Gladys May precisa ser, assim, divulgada. Seu exemplo é comum, no sentido de artistas plásticos que, por diversos motivos, não puderam tornar público a sua produção. Nesse sentido, como homenagem, apresentamos esta exposição com cerca de quarenta de suas obras, como um tributo à sua memória, para que seu trabalho artístico, sua manifestação de sentimentos e sensibilidade em forma de pinturas e desenhos seja conhecida e admirada.

José Francisco Alves

Professor de escultura do Atelier Livre

Curador

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